terça-feira, 14 de abril de 2009

parte 3
Sobre a oportunidade:

  • Ela deve se ajustar ao empreendedor. Algo que é uma oportunidade para uma pessoa pode não ser para outra, por vários motivos
  • É um alvo móvel. Se alguém a vê, ainda há tempo de aproveitá-la.
  • Um empreendedor habilidoso dá forma a uma oportunidade onde outros nada vêem, ou vêem muito cedo ou tarde.
  • Idéias não são necessariamente oportunidades.
  • A oportunidade é a fagulha que detona a explosão do empreendedorismo.
  • Há idéias em maior quantidade do que boas oportunidades de negócios.
  • Características da oportunidade: é atraente, durável, tem uma hora certa, ancora-se em um produto ou serviço que cria, ou adiciona valor para o seu comprador.
  • Apresenta um desafio: reconhecer uma oportunidade enterrada em dados contraditórios, sinais, inconsistências, lacunas de informação e outros vácuos, atrasos e avanços, barulho e caos do mercado (quando mais imperfeito o mercado, mais abundantes são as oportunidades).
  • Reconhecer e agarrar oportunidades não é uma questão de usar técnicas, checklists e outros métodos de identificar e avaliar; não há receita de bolo (a literatura tem mais de 200 métodos), mas depende da capacidade do empreendedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário